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pilates-studio-lia-souza-aula2O Studio Lia Souza dispõe dos equipamentos mais modernos para a prática de Pilates . Nossos instrutores são certificados e extremamente disponíveis durante as aulas. Temos horários flexíveis (Confira nossa tabela de horários) , com horários ideais para quem quer praticar Pilates antes ou depois do trabalho.

 

Confira abaixo como nasceu a prática do Pilates , seus benefícios, o Pilates para idosos, gestantes e crianças!

 

Conceito do método de Pilates e sua Origem:

pilates-studio-lia-souza-aulaO Método Pilates é um programa de condicionamento físico e consciência mental praticado desde o início do século passado na Alemanha. O alemão Joseph H. Pilates, considerado revolucionário para a época, o criou com base em uma série de técnicas ocidentais e orientais. Desenvolveu para seus exercícios alguns princípios obrigatórios para executá-los, fundamentando-os no centro corporal, mais conhecido nesse método como Power House. Com exercícios bastante motivacionais e desafiadores realizados individualmente ou em grupos pequenos, o indivíduo que segue esse método tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo de uma maneira holística, bem como outros benefícios que visam à qualidade de vida e o desempenho humano.

Benefícios da prática do Pilates:

O Pilates aumenta a capacidade funcional, desenvolve um alto nível de força no centro corporal, controle neuromuscular, flexibilidade dinâmica e força funcional total.

 

Assista a uma reportagem da CN Notícias sobre a prática de Pilates, inclusive para idosos:

 

Benefícios do Pilates durante a Gestação (*):

pilates-studio-lia-souzaPilates alivia alguns desconfortos oriundos da gestação. Durante a gravidez o corpo da mulher sofre várias alterações que promovem sensações desagradáveis como cansaço e dores nas costas. Desde que não haja contra-indicação médica, a gestante pode iniciar a prática do Pilates na 12ª semana gestacional e prosseguir até o final da 32ª semana gestacional.

  • O Pilates alonga e fortalece a musculatura, principalmente abdominal, glútea e lombar, que é responsável por sustentar a coluna vertebral, diminuindo assim a dor nas costas.
  • A prática do Pilates facilita o trabalho de parto, uma vez que a musculatura abdominal mais forte facilita a expulsão do bebê.
  • O Pilates fortalece a musculatura do períneo, o que diminui o índice de incontinência urinária gestacional e melhora a recuperação no pós paro.
  • O Pilates aumenta o condicionamento físico e o bem estar, melhora a respiração, diminuindo o cansaço e melhora a circulação, prevenindo cãimbras e dores nas pernas, além de auxiliar no controle do ganho de peso.
O Pilates deve ser praticado sempre com um profissional que tenha formação no método. Durante a gestação, o médico ginecologista deve sempre ser consultado antes de iniciar qualquer atividade física.
Mesmo mulheres que nunca praticaram Pilates podem iniciar sua prática durante a gestação.

 (*) Fonte: Blog “Fisioterapia sem Mistérios” , Stella Gonçalves

 

Benefícios do Pilates para Crianças (*):

pilates crianca-distraidaO TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é atribuído a indivíduos que apresentam desatenção e inquietude exageradas. Antes da alteração da nomenclatura médica, em 1994, o TDAH era conhecido como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É considerado um transtorno do desenvolvimento, distúrbio inato que o indivíduo pode carregar da infância para a fase adulta, como a dislexia e o autismo. O Pilates pode ser de grande ajuda nesses casos.

Em muitos casos, o TDAH pode ser tratado com a prática de exercícios físicos aliada ou não ao uso de medicação. De acordo com a psiquiatra Tatyane Coló, a atividade física melhora a capacidade de concentração e diminui a ansiedade do indivíduo. Outros benefícios do Pilates para pessoas em tratamento:

  • aumento da autoconfiança;
  • ganho de consciência corporal;
  • melhora da postura;
  • alívio de tensões e dores;
  • aprimoramento da coordenação e do equilíbrio;
  • prevenção de lesões.

Recomenda-se  que as aulas de Pilates sejam feitas com profissionais qualificados e materiais apropriados para a prática. Isso vai refletir num aumento da auto-estima e confiança. Ouvir músicas durante as aulas é uma opção que ajudará o praticante tanto na concentração da execução dos exercícios, quanto nas respostas psicológicas presentes em qualquer atividade física que envolva coordenação motora como o Pilates. O equilíbrio é restabelecido, restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao realizar as atividades do dia-dia.

(*) Fonte: Revista Pilates

Studio Lia Souza Pilates – Campo Belo –  Avenida Santo Amaro Nº 3.747 – Com entrada pela Rua Álvaro Luiz R. Assumpção – Fone (011) 3462-8562.

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